Acesse o resultado de seus exames com rapidez e comodidade.
05/03/2021
por Cristiane Viegas
Unidade em São Leopoldo
Foto: Glauco Arnt
A decisão foi anunciada na noite desta quinta-feira (04/03), durante uma live, pelo prefeito do munícpio Ary Vanazzi. A Prefeitura de São Leopoldo está reorganizando o sistema de saúde para atender à crescente demanda da pandemia. A partir desta sexta-feira (05/03), a Upa Zona Norte vai atender pacientes suspeitos ou com diagnóstico positivo para a COVID-19, de forma exclusiva. Por isso, as emergências pediátrica e clínica da Upa foram transferidas para o Hospital Centenário.
De acordo com a prefeitura, hoje o acesso para o atendimento pediátrico será pela entrada eletiva do hospital, até às 19h, após este horário, na emergência da instituição.
O Centro de Saúde da Feitoria será referência para casos clínicos. Depois da realocação de pacientes com coronavírus, a partir da meia noite, o local passou por sanitização e precisou ficar fechado. A reabertura ocorreu às 7h da manhã dessa sexta-feira.
“A gravidade da situação nos exigiu uma mudança de estratégia no enfrentamento da pandemia. Em dez dias, o Centro de Atendimento ao Covid (CAC), montado no ginásio da cidade, passou de uma média de 40 para 200 atendimentos por dia. O que ocasionou a Upa ser exclusivamente para casos de coronavírus”, ressalta o secretário da Saúde, Marcel Frison.
Uma reorganização física foi necessária para ampliar os leitos exclusivamente para atendimento covid-19 no Hospital Centenário. Seis leitos clínicos, próximos à Área Covid, foram integrados aos 31 já existentes para atender o aumento de casos e a necessidade de acolhimento de novos pacientes.
“A situação continua preocupante. Precisamos manter os cuidados e reforçar os esforços”, destacou a presidente do hospital Lilian da Silva.
Os anúncios foram feitos durante live realizada na página da Rádio Prefeitura no facebook. O prefeito Ary Vanazzi propôs uma parceria com o Governo do Estado para usar o espaço do Monte Alverne, que pertence às Irmãs Franciscanas. A ideia é utilizar o espaço para atendimento, isolamento e recuperação dos pacientes menos graves da região. O local comporta até 120 leitos.
O IBSAÚDE faz a gestão da UPA ZONA NORTE, de forma compartilhada com o munícpio de São Leopoldo, diante do atual cenário todos os esforços estão sendo concentrados para atender a demanda de pacientes. Entre as ações emergenciais estão a colocação de um tanque de oxigênio, que atende a unidade de forma permanente.
A direção do IBSAÚDE ressalta a importância da população ajudar nesse momento, mantendo rigorosamente os protocolos de saúde.