Acesse o resultado de seus exames com rapidez e comodidade.
01/11/2020
por Cristiane Viegas
Morador de São Leopoldo garantindo a prevenção na Upa Zona Norte
Foto: Glauco Arnt
A segunda doença mais comum em homens, no Brasil é o câncer de próstata. O dado é do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que aponta o preocupante índice de novos casos, em 2020: mais de 65 mil. Um percentual de 29,2% de todos os tipos de câncer que acometeram brasileiros do sexo masculino este ano.
O câncer de próstata pode ser uma doença silenciosa que vai evoluindo sem que o paciente tenha qualquer sintoma ou quando apresentam, são parecidos aos do crescimento benigno da próstata - dificuldade para urinar, necessidade de urinar várias vezes durante o dia ou à noite. Na fase mais avançada, pode causar dor nos ossos e sintomas urinários. Em casos mais graves, pode provocar infecção generalizada ou insuficiência renal.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado para avaliação. Os negros ou que tenham parentes de primeiro grau com histórico de câncer de próstata devem começar aos 45 anos.
Como se prevenir?
Entre os cuidados básicos para a prevenção da doença o INCA ressalta a importância de manter uma dieta saudável: rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, sobretudo as de origem animal. Seguir ou adotar hábitos saudáveis como praticar, no mínimo 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
No último ano, o INCA publicou a cartilha “Câncer de Próstata, vamos falar sobre isso? ”, com informações para entender a doença.
O material está disponível no link: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf
Se Cuide!
Se você se encaixa no perfil que precisa de uma atenção especial na prevenção, busque atendimento médico na unidade de saúde mais próxima à sua casa. O IBSAÚDE está presente com Unidades de Pronto Atendimento e hospitais em sete municípios gaúchos de portas abertas à comunidade.