Acesse o resultado de seus exames com rapidez e comodidade.
21/10/2021
por Alice Klein
Voluntária do IMAMA RS Márcia Fernandes emocionou o público do seminário
Foto: Glauco Arnt/IBSAÚDE
A 6ª edição do Seminário Formação Rede IBSAÚDE, que foi realizada na quarta-feira (20/10), contou com o lançamento da campanha Outubro Rosa e com uma série de palestras focadas na conscientização, acolhimento e prevenção ao câncer de mama. A médica mastologista Nathalia Rossato ressaltou que a mamografia é capaz de mudar todo o desfecho da doença. “Esse exame deve ser feito anualmente, a partir dos 40 anos, para que seja possível identificar qualquer tipo de alteração o quanto antes”, enfatizou. A especialista também chamou a atenção para a importância de “manter hábitos saudáveis, de alimentação, peso adequado e práticas de exercícios físicos, medidas que ajudam na prevenção da doença”.
A enfermeira Beatriz Guaragna, especialista em enfermagem oncológica, acredita que o paciente oncológico deve receber um acolhimento diferenciado. “É um paciente que está em um momento muito fragilizado, que recebeu um diagnóstico muito difícil. Por isso o acolhimento deve passar por todas as fases de dor que ele possa estar enfrentando. É preciso avaliar a família, a sua rede de apoio, entender a sua história, o seu contexto, para tentar suprir essa falta.”
“O ideal quando avaliamos um paciente oncológico seria ter uma equipe multiprofissional. E fazer uma avaliação de todas dimensões e sofrimentos desse paciente para saber qual o suporte que vamos oferecer a ele. Pois além de ele ter um diagnóstico físico, também tem um diagnóstico de uma doença emocional e social”, explica a enfermeira.
A voluntária do IMAMA RS Márcia Fernandes emocionou o público do seminário ao contar sua história. Ela, que enfrenta o câncer de mama há 13 anos, ajuda outras mulheres que passam pelo problema de forma voluntária. Segundo Márcia, um toque pode salvar a vida de uma mulher. “E a empatia de perguntar para aquela pessoa que está do teu lado, se ela está precisando de alguma coisa, isso ajuda muito. Hoje eu tenho essa força e enfrento um dia de cada vez porque muitas pessoas me ajudam. Acima de tudo, a fé de cada um pode mover montanhas. A vida é enfrentar, independente de qualquer coisa, temos que enfrentar”, declarou.